domingo, 26 de fevereiro de 2012

Primeira forma de nos familiarizarmos com o instrumento, é conhecendo suas partes e funcionalidades. Abaixo a representação básica das partes de um violino:


É importante também conhecermos as notas músicas existentes na 1ª posição.


A partir desses esquemas, podemos iniciar nossos estudos e aprofundarmos nossos conhecimentos sobre as notas e sua execução no violino!

Referência:
DONOSO, José Pedro; TANNÚS Alberto; GUIMARÃES, Francisco; FREITAS, Thiago Corrêa de. A Física do Violino. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172008000200006&script=sci_arttext

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vídeos que nos inspiram


Bons exemplos de músicos, nos inspira e nos motiva a prosseguirmos com nossos estudos para nos aperfeiçoarmos em nossos instrumentos. 
Atualmente David Garrett é considerado o violinista mais rápido do Mundo. Realmente um exemplo de dedicação!



Através do violino, podemos ir do clássico ao pop. Do antigo ao contemporâneo. Tudo é questão de estilo, gosto, talento e dedicação!
Os japoneses demonstram em inúmeros vídeos disponíveis no Youtube, que iniciam seus estudos de música desde cedo. O método Suzuki para violino, por exemplo, surgiu justamente Japão. Através desse método inúmeros violinistas de diferentes países iniciam seus estudos. 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Início das atividades do Projeto "Meu Primeiro Violino"

O ano de 2012 iniciou com grandes desafios. No campo profissional, iniciarei mais um - com o Projeto "Meu Primeiro Violino"
Tendo como projeto modelo na Rede Municipal de Joinville, destaco aqui agradecimentos a E.M.Prof. João Bernardino da Silveira Júnior por desejar projetos inovadores no campo musical. 

Iniciamos nossas atividades no dia 23 de fevereiro com a reunião de pais e estudantes. 
Após a entrega dos violinos e as orientações básicas aos pais, iniciaremos na próxima semana as aulas de teoria musical e aulas individuais de violino.



Se, após esse primeiro ano de projeto, conseguirmos nos alunos: despertar o interesse pela música, desenvolver performances artísticas, aperfeiçoar seu talento musical (independente de qual instrumento for), já terei como missão do meu projeto cumprida. 

Não estamos propondo formar "músicos exímios", mas possibilitar novas portas, novas oportunidades que os façam cidadãos conscientes e capazes de produzir seja na área das artes ou qualquer outro setor a quem eles estejam dispostos a seguir.